Ementa e Plano de Ensino

Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática – 2º Ano

Carga horária: 160 h/a

Docente: Esp. Maria Bernadete Pozzobom Costa

 

EMENTA:

Compreensão e estudo da Matemática como área de estudo no currículo das escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental: fundamentação, objetivos, conteúdos programáticos, procedimentos teóricos e metodológicos e avaliação em matemática.

A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da matemática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

 

FUNÇÃO DA DISCIPLINA:

A disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática tem por função proporcionar aos acadêmicos, reflexões e estudos dos conhecimentos matemáticos para a Educação Infantil e Ensino Fundamental nos Anos Iniciais, tendo por base os Parâmetros Curriculares Nacionais, uma vez que essa área do conhecimento é necessária na vida humana e no exercício da cidadania. Reflexões e estudos embasados nos princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, necessários à formação docente nos dias atuais.

 

OBJETIVOS GERAIS:

  • Compreender a disciplina de Matemática como área de conhecimento presente no cotidiano das pessoas, no currículo da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir do conhecimento dos conteúdos matemáticos específicos, proporcionando ao acadêmico a interação com procedimentos metodológicos e com recursos de ensino necessários a prática docente.
  • Conhecer a história da Matemática, os conteúdos e os seus objetivos nos vários campos da atividade humana percebendo o desenvolvimento da disciplina com o passar dos anos para atender necessidades sociais.

Perceber a necessidade de práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino da Matemática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Demonstrar conhecimento teórico e prático dos conteúdos matemáticos inerentes à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental relacionando os estudos da disciplina com as atividades do cotidiano do cidadão no desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos.

  • Expressar conhecimentos dos conteúdos matemáticos, com a inserção dos temas transversais, utilizando em atividades práticas recursos didático-metodológicos que auxiliem o trabalho docente, demonstrando postura ética e autonomia na execução da proposta a ser desenvolvida.
  • Identificar e utilizar possibilidades de trabalho que contribuem para o desenvolvimento do pensamento lógico matemático, da postura cidadã, da criatividade e da criticidade do aluno na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
  • Realizar oficinas de matemática utilizando saberes apreendidos na disciplina e em articulação com outras áreas do conhecimento fazendo uso de instrumentos avaliativos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Entendimento e valorização do caráter histórico da matemática e a relação da história com as necessidades sociais do cidadão nos dias atuais.

Histórico da Matemática.

A matemática e as necessidades sociais

Objetivos: Expectativas de aprendizagens.

A Matemática na escola cidadã.

Aprender e ensinar Matemática na Educação Infantil.

Referencial Curricular: aprendizagem na infância e práticas docentes, com elaboração de plano de aula e regência.

Conhecimento dos blocos de conteúdo: conceituais atitudinais e procedimentais no 1º e 2º ciclo dos anos iniciais do ensino fundamental e a presença da transversalidade.

Ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual.

Os temas transversais presentes na matemática.

Conhecimento e valorização dos procedimentos de ensino na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental

O ensino e aprendizagem por meio da problematização

Os jogos e as brincadeiras.

As possibilidades de trabalho na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

Resolução de situação problema.

Tecnologia da informação.

Jogos pedagógicos.

Valorização e avaliação de instrumentos educacionais e a utilização em atividades práticas

Princípios Metodológicos e recursos de ensino

Relacionamento professor/aluno e aluno/aluno: postura ética e de afetividade.

Observação, registro e avaliação formativa em Matemática.

Laboratório de Matemática.

 

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:

- Aula expositiva dialogada utilizando data show.

- Leitura, interpretação e produção de textos a partir de discussões coletivas também utilizadas em outras disciplinas como a Didática, Movimento Corporal, EI.

- Pesquisa bibliográfica indicada na disciplina e/ou outra e registro escrito da pesquisa.

- Atividades práticas em sala de aula relacionando com os estudos teóricos e outras áreas do conhecimento.

- Dinâmicas de grupo que promovam a interação, respeito mútuo e participação no coletivo retomando conhecimentos estudados nas disciplinas de EI, Didática e Movimento Corporal.

- Oficinas pedagógicas em sala de aula utilizando recurso tecnológico adequado e das disciplinas de EI, Didática e Movimento Corporal.

- Discussão, debate e conclusões de temas previamente estabelecidos para estudo na disciplina e/ou outras áreas do conhecimento.

- Seminários e relatórios das atividades desenvolvidas articuladas com as disciplinas de Didática, EI, Movimento corporal.

- Apresentação oral e escrita de conclusões e articulação com as disciplinas de Didática, EI e Movimento Corporal.

- Leitura de livro em acordo com as disciplinas de Movimento corporal e IE.

AVALIAÇÃO:

A avaliação do acadêmico será contínua, considerando a postura ética, a participação, o interesse e a apresentação de trabalhos em sala e, ainda, pela avaliação bimestral marcada pela mantenedora,com questões operatórias, tendo valor total de zero a dez, sendo peso 7,0 (sete) para avaliação bimestral e peso 3.0 (três) para outros trabalhos realizados durante o bimestre.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. MEC/SEF, 2001.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, Brinquedo, brincadeira  a educação. 12ª ed. São Paulo: Cortez,2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Pró-letramento: Programa de Formação continuada de Professores dos Anos/Séries iniciais do Ensino Fundamental: matemática. Brasília: Mec/Seb, 2007.

CARVALHO, Mercedes. Problemas? Mas que problemas?! Estratégias de resolução de problemas em sala de aula. Petrópolis,RJ:Vozes, 2005.

DAYRELL, Juarez. Múltiplos Olhares sobre a Educação e Cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

MALUF, Angela Cristina Munhoz. Atividades lúdicas para Educação Infantil: conceitos, orientações e práticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

MENEGOLA, Maximiliano; SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

MORAN, José Manoel. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. 15. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2009.

SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed. 2003.

VIANNA, Heraldo Marelim. Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s